FHC entregava e ainda pagava pra quem quisesse levar;
D.Dilma nem sabe o que é que faz, se vende,
dá, ou melhor, o que está vendendo ou dando.
(bomba um vídeo no you tube onde D.Dilma jura que nunca
entregaria a Petrobrás e o Pre-Sal, é só ir ver.)
Pois é Petista 2, o modelo é ótimo, só os chineses não sabiam disso, taqueospariu, de novo.
Ah e por falar no Guido olha o que falou o Guido Mantega: “O governo injetará R$ 20 bilhões no BNDES”. Pronto. lá vai Eike Batista ser de novo um dos homens mais ricos e ridículos do mundo.
TAQUEOSPARIU, TRAVEIZ. Bom Dia a Todos
Enquanto o Brasil espera Júlio Verne ir buscar o dinheiro para saúde e educação à mais de 10 mil metros no fundo do mar, vamos aguentando essa geração medíocre de anônimos.
Nois ispera, o Brasil é o país, viu Maromba, do futuro mesmo, pena que o futuro nunca é hoje e essa corja já mostrou que pra eles sempre vai acontecer, nunca aconteceu. Essas promessas valem tanto quanto um fio de bigode de Dilma Vana.
O IBAMA considera um crime a confecção de bolsas com couro de jacaré, mas não há lei que proíba a confecção de bolsas-família com o couro da classe média.
As 10 cidades mais feias do mundo, segundo site de viagens
O U City Guides leva em consideração aspectos como arquitetura, qualidade de vida e violência
OLHA O EFEITO PSDB
Jornal O Globo Publicado: 21/10/13 – 19:16 Atualizado: 22/10/13 – 15:55
O site de viagens U City Guides fez uma lista em que compila as dez cidades mais feias do mundo, levando em consideração aspectos como arquitetura, qualidade de vida e violência.
09-São Paulo
Brasil
De acordo com o site, a natureza concentrou todos os seus esforços no Rio, deixando São Paulo completamente esquecida. A cidade pode até ser repleta de atrações culturais e gastronômicas, mas, em termos de arquitetura, “é uma selva de pedras”, afirma o U City Guides.
Postando rapidinho, pois daqui a pouco estou voando para BH, a TRABALHO,pois alguém precisa fazer isso, certo.
PAULÃO, sempre trazendo boas novas.
Copiando e colando, para desespero dos velhinhos anacrônicos de pijama e da velhinha reaça de camisola, desdentados e com forte mau halito, que abundam nesse blog, e que passam a manhã, tarde, noite e madrugada no computador torcendo contra o Brasil.
Vejam que legal (só para os que torcem pelos pais)
AVISO: Xinguem a vontade, porem não tem tréplica. Ok
Economia R7
•
23/10/2013 às 13h17 (Atualizado em 23/10/2013 às 13h59)
Governo anuncia nova reserva de petróleo em Sergipe na semana do leilão do pré-sal
Segundo autoridades de Sergipe, descoberta é maior em área do que o Campo de Libra
Do R7, com agências
Área descoberta em Sergipe tem 2.418,77 km² e foi anunciada nesta quarta-feira (23) Marcos de Paula/Estadão Conteúdo
Dois dias após o primeiro leilão do pré-sal no País, a ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis) e o governo estadual de Sergipe anunciaram uma nova reserva de petróleo nesta quarta-feira (23). A área para exploração já havia sido apresentada como uma “bela descoberta” pela presidente-executiva da Petrobras, Maria das Graças Foster.
Foi descoberta uma área de 2.418,77 km² na bacia de Sergipe-Alagoas. Ao todo, serão 30 blocos terrestres. A região a ser explorada inclui os municípios de Brejo Grande, Divina Pastora, Ilha das Flores, Japaratuba, Japoatã, Laranjeiras, Maruim, Neópolis, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e, São Cristóvão.
Segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, a região faz justiça a tudo que “Sergipe representa para o Brasil”.
— Não poderia deixar de mostrar o sucesso da política local de exploração de petróleo em Sergipe… O resultado do petróleo não contribui apenas com a educação e saúde, mas também com o desenvolvimento energético do país
Ainda de acordo com Magda, o setor de Petróleo vai investir seis vezes mais que o setor automotivo no Brasil na próxima década.
A descoberta
A descoberta é maior em área do que o Campo de Libra, localizado na bacia de Santos e que possui cerca de 1.500 km ². Nesta semana, um consórcio formado por Petrobras, Shell (holandesa), Total (francesa), CNPC (chinesa) e CNOOC (chinesa) venceu o leilão para exploração da área.
Libra, uma das bacias do pré-sal, é a mais importante reserva petrolífera já descoberta no Brasil e a estimativa da ANP (Agência Nacional do Petróleo) é que possa produzir em dez anos até 1,4 milhão de barris de petróleo por dia — mais de metade de toda a produção atual brasileira.
O governado estadual de Sergipe já havia informado que a nova reserva no Estado poderia ser a maior do país fora da grande região do pré-sal.
Os 30 novos blocos encontrados em Segipe serão oferecidos na 12ª rodada de licitações que acontece nos dias 28 e 29 de novembro.
Na rodada serão oferecidos 240 blocos exploratório que tem potencial para gás natural em sete bacias sedimentares nos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Paraná e São Paulo. As negociações foram autorizadas pelo Conselho Nacional de Política Energética.
Pra você ver, quanta eficiência dessa incomPTência, sente só:
Luiza Erundina PT,
Paulo Maluf PDS,
Celso Pitta PDS,
Marta Suplicy PT,
José Serra PSDB, Único do PSDB
Gilberto Kassab DEM,
Fernando Haddad PT.
24 anos de maioria Petista, só podia ficar essa merda mesmo
Esse pelego PAULÃO, vem toca a sua fanfarra e foge rapidinho…
Carta do Geólogo da Petrobrás Ivo Lúcio Santana Marcelino da Silva à Câmara dos Deputados põe em cheque, desde 2009, a capacidade e a viabilidade das novas descobertas.
“Toda e qualquer declaração atual sobre qualquer possível volume de petróleo descoberto no PRÉ-SAL não passa de pura especulação. Não existe no mundo ninguém e nenhum geólogo de petróleo em nenhuma companhia de petróleo, inclusive na PETROBRAS, que consiga chegar a um desses valores declamados em prosa e verso e provar que ele é verdadeiro. São somente estimativas, em virtude da falta de uma base confiável de parâmetros que permitam cubar qualquer reserva de petróleo dessa ordem de grandeza.”
Para quem apostou que o leilão do Campo de Libra seria um fracasso, o resultado é humilhante
Os críticos do pré-sal saíram do leilão em posição difícil.
Ao contrário do que sustentaram nas últimas semanas, duas empresas privadas de porte – a Shell e a Total – assumiram um papel relevante no consórcio, equivalente a 40 % de participação.
Para quem garantia que o leilão seria um fracasso porque só seria capaz de despertar o interesse de duas estatais chinesas, dado que por si só deveria ser visto como um desastre inesquecível, o resultado é um saldo humilhante.
A participação somada de duas estatais de Pequim, que dirige a economia que mais cresce no planeta, equivale a parcela assumida por apenas uma das multinacionais europeias.
Para quem avalia o sucesso e o fracasso de qualquer negócio pelo critério ideológico do privatômetro, o saldo é deprimente.
De cada 100 dólares extraídos do pré-Sal, a União irá receber, por caminhos diversos, um pouco mais do que 75%. É o caso de perguntar: os críticos estavam infelizes por que acham pouco? Ou acham que é muito?
Você decide.
O mesmo se pode dizer da crítica ao método de partilha do Pré-Sal. Não faltaram observadores para dizer que ele se mostrou pouco adequado em relação a leilões convencionais. Como a partilha foi criada pelo governo Lula e aprovada pelo Congresso, podemos imaginar aonde se quer chegar.
O argumento contra a partilha é que nas outras vezes, apareciam mais empresas interessadas.
Mas, lembrando que não há petróleo grátis é sempre bom questionar. Havia mais concorrentes porque se oferecia um bom negócio para o país ou porque se oferecia o ouro negro na bacia das almas?
Será que a lei da oferta e da procura só funciona para provar as teses que nos agradam?
Claro que é possível ouvir um murmúrio clássico, aquele que consiste em falar que “poderia ter sido melhor”.
O problema é que essa é uma expressão faz-tudo, que se podemos empregar para falar do restaurante em que fomos ontem, do serviço da TV a cabo, e também para a cobertura da mídia no pré-Sal, não é mesmo?
Na prática, o saldo do leilão confirmou duas coisas. De um lado, o imenso desconhecimento de supostos especialistas sobre o mais volumoso investimento da história do país.
De outro lado, o episódio demonstrou uma opção preferencial por subordinar uma análise objetiva da realidade a interesses políticos.
Esta opção ajuda a entender a cobertura levemente simpática aos protestos realizados contra o leilão. Valia tudo para atrapalhar, até pedir ajuda a filhos e netos de manifestantes que, em 1997, quando ocorreu a privatização da Vale do Rio Doce, foram tratados como uma combinação de criminosos comuns e esquerdistas ressentidos.
Por mais que o debate sobre os rumos da exploração do petróleo tenham toda razão de ser, e não possa ser realizado de forma dogmática nem simplória, essa postura amigável de quem sempre jogou na força bruta não deixa de ser sintomática.
Não era a privatização da Petrobras que estava em jogo, embora sempre se procure confundir as coisas, num esforço para contaminar o debate político possível de nosso tempo com um certo grau de cinismo universal.
Promovido na pior crise da história do capitalismo depois de 1929, o que se pretendia no leilão era reunir meios e recursos para permitir a economia respirar, numa conjuntura internacional especialmente adversa. Quem conhece a história das crises do século XX sabe que há momentos que inspiram mudanças de rumo e orientação que não fazem parte dos manuais e cartilhas.
Com todas as distancias e mediações, pergunto se não seria o caso de pensar na NEP iniciada por Lenin, na Russia, procurando atrair investimentos externos de qualquer maneira?
Realizado um ano antes da eleição presidencial de 2014, o leilão de Libra foi uma batalha política.
Partidários de uma abertura paraguaia aos investimentos externos, típica de países que não possuem base industrial nem um patrimônio tecnológico em determinadas áreas, tudo o que se queria era condenar o governo Dilma por “afugentar investidores,” o que ajudaria a sustentar um argumento eleitoral sobre o crescimento de 2,5% ao ano – número que ainda assim está longe de ser uma barbaridade na paisagem universal, vamos combinar.
Em tom pessimista, poucas horas antes da batida de martelo, um comentarista deixou claro, na TV, que seria preciso esperar uma vitória da oposição, em 2014, para o país corrigir os problemas que tinham gerado um fracasso tão previsível.
O saldo foi oposto. Os investimentos vieram, em larga medida serão privados, como a oposição fazia questão. Estes recursos irão gerar empregos, encomendas gigantescas em equipamentos e, com certeza, estimular crescimento e a criação de postos de trabalho.
Medido pelos próprios critérios que a oposição havia formulado quando passou a divulgar a profecia de fracasso, o leilão foi um sucesso.
Esse manoel ou manrel só vive pensando em desgraça, que vida horrorosa deve ter uma figura dessas,que passa o tempo todo, apregoando coisas ruins, que nunca se concretizam, só na sua cabecinha doentia.
O cara passa o dia garimpando noticias ruins e falsas, plantadas por uma oposição desesperada.
Devia aproveitar melhor o tempo e ir até o cartório corrigir o nome.
Um leilão sem ágio sempre será considerado um fracasso. Ganha quem dá menos? Partilha é uma operação comercial inventada pelo PT onde quem tem 100% acaba ficando com 40% do que era seu, e sai alardeando sucesso. Coisas de pombos & petralhas!!!!!
15 Copiando texto do Paulo Moreira Leite, gordinho sinistro, colunista recalcado, justamente demitido pela Revista Época, membro ilustre da esgotosfera, que vive às expensas dos nossos impostos repassados através de estatais? Quem fonte mais fuleira.
A presidente Dilma Rousseff criticou a imprensa nesta quarta-feira (23) por divulgar promessas supostamente inexistentes feitas por seu governo para construção de creches. Dilma rebateu a informação de que prometera construir 8.000 creches, mas ela chegou a citar o número em abril deste ano.
A menção ocorreu no programa oficial de rádio Café com a Presidenta, levado ao ar em 1º de abril deste ano. Nesta quarta-feira (23), durante inauguração de uma creche na capital mineira, a presidente disse que o número prometido foi 6.000, e não 8.000.
O governo federal tem esse compromisso com as 6.000 creches. Tem umas coisas estranhas, que eu sempre estou dizendo que é estranha. De repente, meu compromisso de 6.000 virou 8.000. Não sei muito bem de onde que apareceu os 8.000, disse ela. Eu vivo perguntando para os meus botões quem são as ‘fontes do Planalto’, além das fontes de água, porque tem uma linda fonte de água. Mas as ‘fontes do Planalto’ às vezes me intrigam, disse Dilma, em provável referência à expressão comumente utilizada para caracterizar informações do governo obtidas off the record (jargão jornalístico para designar informação em que a fonte se mantém anônima).
Contudo, no programa de abril a própria Dilma citou inicialmente a meta de 6.000 unidades e, ao final da sua fala, disse que talvez fosse possível chegar a 8.685 creches.
Até o final de 2014, o nosso compromisso é construir 6.000 creches, contratá-las e pagá-las com recurso do Tesouro Nacional. […] Mas nós queremos muito mais, disse.
Nós estamos selecionando novos projetos para garantir os recursos do governo federal para a construção de mais 3.288 creches. Assim, somando as 5.397 creches com as 3.288, nós vamos chegar a 8.685 creches. O nosso compromisso era 6.000, mas é muito possível que seja um número maior que nós vamos entregar de creches, completou a presidente na ocasião.
A Folha solicitou à Presidência esclarecimentos sobre a declaração da presidente no programa Café com a Presidenta e aguarda resposta.
Quem esquece as pequenas promessas merece confiança nas grandes decisões? O que se ouve diariamente é que bilhões e bilhões estão sendo investidos, mas o governo está indo novamente em busca de dinheiro no exterior pois a revoada de dólares para fora não para. É um mau negócio depois do outro e o pibinho não decola, enquanto bilhões (aí sim) são doados sob segredo de estado para Cuba e ditaduras africanas. Ótimo negócio esse leilão, veremos entrar a mixaria de 9 bilhões de dólares em bônus retornáveis aos investidores, salvou o PT agora, o futuro, a continuar nessa escalada, nem Deus sabe!
Esse Marcelo ou Marmelo deveria ir a um cartório corrigir o seu nome. Particularmente, prefiro goiabada cascão com queijo e não engulo essas marmeladas de petistas inocentes úteis à quadrilha que domina e espolia a classe trabalhadora deste país.
O Anônimo é tão idiota quanto ingênuo. Ninguém afirmou que não há petróleo no pre-sal, o que um geólogo alerta é que não se pode confiar em prognósticos mirabolantes que podem vir a ser um furo n’água, literalmente. Porque será que apenas um consórcio se arriscou? Justamente o liderado pela Petrobrás, que arrisca e investe 40% no que já era 100 % seu, enquanto os outros fazem um negócio da china, se tudo der certo…
Com um doutorado falso no currículo, a presidente alfinetou os futuros candidatos à Presidência mandando-os estudar. Depois do carão em que foi rebatida por Marina Silva (essa sim uma estudiosa, que se alfabetizou depois de adulta e não parou de estudar), não perde oportunidade de ‘emendar o soneto’.
“Eu, presidenta da República, sou uma pessoa que tenho todos os dias de estudar. Não pensa que é mole, não. Todos os dias eu sou obrigada a aprender, todos os dias eu tenho que estar aberta para aprender.”
Na formatura de alunos do Pronatec em Belo Horizonte (MG.
Afinal o PAUfanfarraLÃO conjeturou alguma coisa do próprio miolo com certo nexo. Infelizmente, o que ele constata como uma verdade global é apenas lugar comum em nosso país, mormente no aparelho do Estado e nas empresas estatais onde a corja inepta, corrupta e oportunista se esbalda às custas dos que produzem.
O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) usou nesta quarta-feira (23) a palavra cartel para se referir à ausência de concorrentes no leilão do campo de Libra do pré-sal, comandado pelo governo federal na segunda-feira (21).
Leilão implica concorrência. Não teve concorrência, teve um participante só, disse. Na verdade, o que houve aí foi para atender um cartel que eles mesmos organizaram, afirmou, a jornalistas, após discursar no 7º Congresso de Municípios do Noroeste Paulista realizado pela AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) até sexta-feira (25) em Olímpia (438 km de São Paulo).
Não sou eleitor do Serra, mas foi a melhor definição para o que houve em Libra.
Aprovo o que é útil e resisto ao que não presta, Marcelo!
A Comissão de Constituição, Justiça aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 43, de 2010, que estabelece voto aberto para todas as deliberações e instâncias do Legislativo nos âmbitos federal, estaduais e municipais.
Já aprovada pela Câmara dos Deputados, a PEC precisa ser votada em dois turnos pelo plenário do Senado.
Esses dois turnos já serão em votação aberta? Caso contrário, será que passa?
Manrel não perca tempo com petralhas. As grandes questões de nosso país e que o PT não resolveu, são questões básicas e porque não dizer, primitivas. Básico, ler e entender, que com PT é impossível pois com ele no poder o analfabetismo voltou a crescer, além da saúde pública, saneamento básico e principalmente vergonha na cara, que os ratazanas mensaleiros não tem mesmo. Corja!!!!
O erro do leilão de lIbra é que houve mudança na forma do leilão. O negócio deveria ter sido feito, porém foram feitos com atraso de anos,e quando fazem o fazem de forma equivocada.
Antes o sistema era o da concessão, adotado por FHC, e que permitiu o descobrimento do pré-sal, em 2005.
Nesse sistema, resumidamente, há o lance de entrada (bônus sem definição do valor, levava quem oferecia maior bÔnus), o Estado é um coletor de impostos que fiscaliza as operações e tem acesso a todas informações e ganha em dinheiro. O risco é todo do investidor.
No sistema de partilha, adotado pelo PT, o governo recebe em petróleo e um bÔnus de 15 bilhões de reais. Porém, desses 15 bi, 6 bilhões serão pagos pela Petrobrás! (Ora vejam….. a Petrobra´s já era dona e ainda vai ter de pagar por algo que já era seu!) e isso vai criar ainda mais dificuldades financeiras para a empresa que já convive com preços da gasolina e do diesel congelados.
Ela também deverá investir pesado, uma vez que detém 40% e é a única operadora.
Com o recebimento é em petróleo,não em impostos como no sistema de concessão, o óleo deverá ser vendido, processo extra no negócio.
A dívida da Petrobras, hoje, é a maior do mundo na área do petróleo. E pelo que se sabe, anda mal das pernas, com perdas recentes de patrimônio, negócios obscuros com prejuizo de milhões de dólares, etc…..
A criação de OUTRA estatal do petróleo – a PPSA – também veio na cola desse negócio.
E o recebimento do bônus de 15 milhões vai pra sáude, vai pra educação??? Não! Vai pra fazer o superávit primário!
Isso foi um bom negócio??? Então tá……
“Sem competidores, ganharam um tesouro, por uma uma pechincha” – Jornal der Spiegel
Zé Dirceu - Não sou o do mensalão on A SAGA CONTINUA: “*GOPI” nov 23, 18:55
Zé Dirceu - Não sou o do mensalão on A SAGA CONTINUA: “É GOPIU mesmo. O Haddad deveria divulgar o pacote de cortes do governo mas aí surgiu mais essa e agora…” nov 23, 18:54
pé rapado on TRIBUNA LIVRE: “14- sem cleber machado e o cruzeiro está perdendo com um frango do cassio.” nov 23, 17:26
Inácio 9 Dedos on TRIBUNA LIVRE: “Me entistece saber que minha espouza frequenta esse pardiero aqui cheio de reacionaro.” nov 23, 16:42
luy on TRIBUNA LIVRE: “por causa de uma manga dois carlos -um idoso magro e um outro corpulento- coitado do idoso foi simplesmente atropelado.…” nov 23, 14:52
luy on TRIBUNA LIVRE: “Btafogo pega o Vitória e o Palmeira o Atletico Goianense, não deve haver surpresas… e o Cruzeiro pega daqui a…” nov 23, 14:14
Alaor on TRIBUNA LIVRE: “Zé Dirceu, eu gosto do ensaios em que essa gata se lambuza de sorvetinho” nov 23, 11:27
pé rapado on TRIBUNA LIVRE: “Esa mujer Canção de Julio Iglesias Visão geralLetrasOuvir Letras Esa mujer La que voy a querer Sin saber como es…” nov 23, 11:07
outubro 23rd, 2013 at 8:15
FHC entregava e ainda pagava pra quem quisesse levar;
D.Dilma nem sabe o que é que faz, se vende,
dá, ou melhor, o que está vendendo ou dando.
(bomba um vídeo no you tube onde D.Dilma jura que nunca
entregaria a Petrobrás e o Pre-Sal, é só ir ver.)
outubro 23rd, 2013 at 8:50
DELETADO. Tá pensando que se refere ao pai ou a mãe dele.
outubro 23rd, 2013 at 8:53
tesouro vendido por pechincha, petrobras falida e falta de competencia de nos indios que nao temos tecnologia e nem pessoal para executar essa missao.
outubro 23rd, 2013 at 9:29
É, precisa do um mínimo de inteligência para ver a diferença. E é professor. #medo
outubro 23rd, 2013 at 9:30
Pois é Petista 2, o modelo é ótimo, só os chineses não sabiam disso, taqueospariu, de novo.
Ah e por falar no Guido olha o que falou o Guido Mantega: “O governo injetará R$ 20 bilhões no BNDES”. Pronto. lá vai Eike Batista ser de novo um dos homens mais ricos e ridículos do mundo.
TAQUEOSPARIU, TRAVEIZ.
Bom Dia a Todos
outubro 23rd, 2013 at 10:00
Enquanto o Brasil espera Júlio Verne ir buscar o dinheiro para saúde e educação à mais de 10 mil metros no fundo do mar, vamos aguentando essa geração medíocre de anônimos.
Nois ispera, o Brasil é o país, viu Maromba, do futuro mesmo, pena que o futuro nunca é hoje e essa corja já mostrou que pra eles sempre vai acontecer, nunca aconteceu. Essas promessas valem tanto quanto um fio de bigode de Dilma Vana.
outubro 23rd, 2013 at 10:19
eles tanto criticavam que arrumaram uma nova forma de privatizar e dizer que fizeram melhor
outubro 23rd, 2013 at 10:51
O IBAMA considera um crime a confecção de bolsas com couro de jacaré, mas não há lei que proíba a confecção de bolsas-família com o couro da classe média.
outubro 23rd, 2013 at 13:56
As 10 cidades mais feias do mundo, segundo site de viagens
O U City Guides leva em consideração aspectos como arquitetura, qualidade de vida e violência
OLHA O EFEITO PSDB
Jornal O Globo Publicado: 21/10/13 – 19:16 Atualizado: 22/10/13 – 15:55
O site de viagens U City Guides fez uma lista em que compila as dez cidades mais feias do mundo, levando em consideração aspectos como arquitetura, qualidade de vida e violência.
09-São Paulo
Brasil
De acordo com o site, a natureza concentrou todos os seus esforços no Rio, deixando São Paulo completamente esquecida. A cidade pode até ser repleta de atrações culturais e gastronômicas, mas, em termos de arquitetura, “é uma selva de pedras”, afirma o U City Guides.
outubro 23rd, 2013 at 14:11
E o Prefeito daqui, é um merda Marcelo‼
outubro 23rd, 2013 at 14:26
É, a culpa é do prefeito , tantas décadas governando.
outubro 23rd, 2013 at 14:34
Postando rapidinho, pois daqui a pouco estou voando para BH, a TRABALHO,pois alguém precisa fazer isso, certo.
PAULÃO, sempre trazendo boas novas.
Copiando e colando, para desespero dos velhinhos anacrônicos de pijama e da velhinha reaça de camisola, desdentados e com forte mau halito, que abundam nesse blog, e que passam a manhã, tarde, noite e madrugada no computador torcendo contra o Brasil.
Vejam que legal (só para os que torcem pelos pais)
AVISO: Xinguem a vontade, porem não tem tréplica. Ok
Economia R7
•
23/10/2013 às 13h17 (Atualizado em 23/10/2013 às 13h59)
Governo anuncia nova reserva de petróleo em Sergipe na semana do leilão do pré-sal
Segundo autoridades de Sergipe, descoberta é maior em área do que o Campo de Libra
Do R7, com agências
Área descoberta em Sergipe tem 2.418,77 km² e foi anunciada nesta quarta-feira (23) Marcos de Paula/Estadão Conteúdo
Dois dias após o primeiro leilão do pré-sal no País, a ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis) e o governo estadual de Sergipe anunciaram uma nova reserva de petróleo nesta quarta-feira (23). A área para exploração já havia sido apresentada como uma “bela descoberta” pela presidente-executiva da Petrobras, Maria das Graças Foster.
Foi descoberta uma área de 2.418,77 km² na bacia de Sergipe-Alagoas. Ao todo, serão 30 blocos terrestres. A região a ser explorada inclui os municípios de Brejo Grande, Divina Pastora, Ilha das Flores, Japaratuba, Japoatã, Laranjeiras, Maruim, Neópolis, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e, São Cristóvão.
Segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, a região faz justiça a tudo que “Sergipe representa para o Brasil”.
— Não poderia deixar de mostrar o sucesso da política local de exploração de petróleo em Sergipe… O resultado do petróleo não contribui apenas com a educação e saúde, mas também com o desenvolvimento energético do país
Ainda de acordo com Magda, o setor de Petróleo vai investir seis vezes mais que o setor automotivo no Brasil na próxima década.
A descoberta
A descoberta é maior em área do que o Campo de Libra, localizado na bacia de Santos e que possui cerca de 1.500 km ². Nesta semana, um consórcio formado por Petrobras, Shell (holandesa), Total (francesa), CNPC (chinesa) e CNOOC (chinesa) venceu o leilão para exploração da área.
Libra, uma das bacias do pré-sal, é a mais importante reserva petrolífera já descoberta no Brasil e a estimativa da ANP (Agência Nacional do Petróleo) é que possa produzir em dez anos até 1,4 milhão de barris de petróleo por dia — mais de metade de toda a produção atual brasileira.
O governado estadual de Sergipe já havia informado que a nova reserva no Estado poderia ser a maior do país fora da grande região do pré-sal.
Os 30 novos blocos encontrados em Segipe serão oferecidos na 12ª rodada de licitações que acontece nos dias 28 e 29 de novembro.
Na rodada serão oferecidos 240 blocos exploratório que tem potencial para gás natural em sete bacias sedimentares nos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Paraná e São Paulo. As negociações foram autorizadas pelo Conselho Nacional de Política Energética.
outubro 23rd, 2013 at 14:37
Pra você ver, quanta eficiência dessa incomPTência, sente só:
Luiza Erundina PT,
Paulo Maluf PDS,
Celso Pitta PDS,
Marta Suplicy PT,
José Serra PSDB, Único do PSDB
Gilberto Kassab DEM,
Fernando Haddad PT.
24 anos de maioria Petista, só podia ficar essa merda mesmo
outubro 23rd, 2013 at 15:01
Esse pelego PAULÃO, vem toca a sua fanfarra e foge rapidinho…
Carta do Geólogo da Petrobrás Ivo Lúcio Santana Marcelino da Silva à Câmara dos Deputados põe em cheque, desde 2009, a capacidade e a viabilidade das novas descobertas.
“Toda e qualquer declaração atual sobre qualquer possível volume de petróleo descoberto no PRÉ-SAL não passa de pura especulação. Não existe no mundo ninguém e nenhum geólogo de petróleo em nenhuma companhia de petróleo, inclusive na PETROBRAS, que consiga chegar a um desses valores declamados em prosa e verso e provar que ele é verdadeiro. São somente estimativas, em virtude da falta de uma base confiável de parâmetros que permitam cubar qualquer reserva de petróleo dessa ordem de grandeza.”
http://tinyurl.com/lsvm64k
outubro 23rd, 2013 at 15:45
.
QUEM PERDEU NO PRÉ-SAL
Para quem apostou que o leilão do Campo de Libra seria um fracasso, o resultado é humilhante
Os críticos do pré-sal saíram do leilão em posição difícil.
Ao contrário do que sustentaram nas últimas semanas, duas empresas privadas de porte – a Shell e a Total – assumiram um papel relevante no consórcio, equivalente a 40 % de participação.
Para quem garantia que o leilão seria um fracasso porque só seria capaz de despertar o interesse de duas estatais chinesas, dado que por si só deveria ser visto como um desastre inesquecível, o resultado é um saldo humilhante.
A participação somada de duas estatais de Pequim, que dirige a economia que mais cresce no planeta, equivale a parcela assumida por apenas uma das multinacionais europeias.
Para quem avalia o sucesso e o fracasso de qualquer negócio pelo critério ideológico do privatômetro, o saldo é deprimente.
De cada 100 dólares extraídos do pré-Sal, a União irá receber, por caminhos diversos, um pouco mais do que 75%. É o caso de perguntar: os críticos estavam infelizes por que acham pouco? Ou acham que é muito?
Você decide.
O mesmo se pode dizer da crítica ao método de partilha do Pré-Sal. Não faltaram observadores para dizer que ele se mostrou pouco adequado em relação a leilões convencionais. Como a partilha foi criada pelo governo Lula e aprovada pelo Congresso, podemos imaginar aonde se quer chegar.
O argumento contra a partilha é que nas outras vezes, apareciam mais empresas interessadas.
Mas, lembrando que não há petróleo grátis é sempre bom questionar. Havia mais concorrentes porque se oferecia um bom negócio para o país ou porque se oferecia o ouro negro na bacia das almas?
Será que a lei da oferta e da procura só funciona para provar as teses que nos agradam?
Claro que é possível ouvir um murmúrio clássico, aquele que consiste em falar que “poderia ter sido melhor”.
O problema é que essa é uma expressão faz-tudo, que se podemos empregar para falar do restaurante em que fomos ontem, do serviço da TV a cabo, e também para a cobertura da mídia no pré-Sal, não é mesmo?
Na prática, o saldo do leilão confirmou duas coisas. De um lado, o imenso desconhecimento de supostos especialistas sobre o mais volumoso investimento da história do país.
De outro lado, o episódio demonstrou uma opção preferencial por subordinar uma análise objetiva da realidade a interesses políticos.
Esta opção ajuda a entender a cobertura levemente simpática aos protestos realizados contra o leilão. Valia tudo para atrapalhar, até pedir ajuda a filhos e netos de manifestantes que, em 1997, quando ocorreu a privatização da Vale do Rio Doce, foram tratados como uma combinação de criminosos comuns e esquerdistas ressentidos.
Por mais que o debate sobre os rumos da exploração do petróleo tenham toda razão de ser, e não possa ser realizado de forma dogmática nem simplória, essa postura amigável de quem sempre jogou na força bruta não deixa de ser sintomática.
Não era a privatização da Petrobras que estava em jogo, embora sempre se procure confundir as coisas, num esforço para contaminar o debate político possível de nosso tempo com um certo grau de cinismo universal.
Promovido na pior crise da história do capitalismo depois de 1929, o que se pretendia no leilão era reunir meios e recursos para permitir a economia respirar, numa conjuntura internacional especialmente adversa. Quem conhece a história das crises do século XX sabe que há momentos que inspiram mudanças de rumo e orientação que não fazem parte dos manuais e cartilhas.
Com todas as distancias e mediações, pergunto se não seria o caso de pensar na NEP iniciada por Lenin, na Russia, procurando atrair investimentos externos de qualquer maneira?
Realizado um ano antes da eleição presidencial de 2014, o leilão de Libra foi uma batalha política.
Partidários de uma abertura paraguaia aos investimentos externos, típica de países que não possuem base industrial nem um patrimônio tecnológico em determinadas áreas, tudo o que se queria era condenar o governo Dilma por “afugentar investidores,” o que ajudaria a sustentar um argumento eleitoral sobre o crescimento de 2,5% ao ano – número que ainda assim está longe de ser uma barbaridade na paisagem universal, vamos combinar.
Em tom pessimista, poucas horas antes da batida de martelo, um comentarista deixou claro, na TV, que seria preciso esperar uma vitória da oposição, em 2014, para o país corrigir os problemas que tinham gerado um fracasso tão previsível.
O saldo foi oposto. Os investimentos vieram, em larga medida serão privados, como a oposição fazia questão. Estes recursos irão gerar empregos, encomendas gigantescas em equipamentos e, com certeza, estimular crescimento e a criação de postos de trabalho.
Medido pelos próprios critérios que a oposição havia formulado quando passou a divulgar a profecia de fracasso, o leilão foi um sucesso.
A derrota foi política.
outubro 23rd, 2013 at 15:49
Esse manoel ou manrel só vive pensando em desgraça, que vida horrorosa deve ter uma figura dessas,que passa o tempo todo, apregoando coisas ruins, que nunca se concretizam, só na sua cabecinha doentia.
O cara passa o dia garimpando noticias ruins e falsas, plantadas por uma oposição desesperada.
Devia aproveitar melhor o tempo e ir até o cartório corrigir o nome.
outubro 23rd, 2013 at 15:54
14. MANREL
Sim, essas empresas gigantes do petróleo consultaram um pai de santo que disse: “Mizifio pode furar poço que tem petróleo…”
Que oposição desesperada! hahahaha
outubro 23rd, 2013 at 16:12
O fato é que tem muita gente no mundo sem um ofício, um compromisso, um trabalho…
outubro 23rd, 2013 at 16:41
Indo Pra Contagem (das Aboboras), talvez consiga pegar o mesmo voo do Sabão, digo Paulão, se São Pedro permitir, chove agora em Guarulhos.
Até Mais.
outubro 23rd, 2013 at 17:13
“Partilha é uma privatização que não saiu do armário.”
Cartunista Nani
outubro 23rd, 2013 at 17:19
Um leilão sem ágio sempre será considerado um fracasso. Ganha quem dá menos? Partilha é uma operação comercial inventada pelo PT onde quem tem 100% acaba ficando com 40% do que era seu, e sai alardeando sucesso. Coisas de pombos & petralhas!!!!!
outubro 23rd, 2013 at 17:29
15 Copiando texto do Paulo Moreira Leite, gordinho sinistro, colunista recalcado, justamente demitido pela Revista Época, membro ilustre da esgotosfera, que vive às expensas dos nossos impostos repassados através de estatais? Quem fonte mais fuleira.
outubro 23rd, 2013 at 18:38
A presidente Dilma Rousseff criticou a imprensa nesta quarta-feira (23) por divulgar promessas supostamente inexistentes feitas por seu governo para construção de creches. Dilma rebateu a informação de que prometera construir 8.000 creches, mas ela chegou a citar o número em abril deste ano.
A menção ocorreu no programa oficial de rádio Café com a Presidenta, levado ao ar em 1º de abril deste ano. Nesta quarta-feira (23), durante inauguração de uma creche na capital mineira, a presidente disse que o número prometido foi 6.000, e não 8.000.
O governo federal tem esse compromisso com as 6.000 creches. Tem umas coisas estranhas, que eu sempre estou dizendo que é estranha. De repente, meu compromisso de 6.000 virou 8.000. Não sei muito bem de onde que apareceu os 8.000, disse ela. Eu vivo perguntando para os meus botões quem são as ‘fontes do Planalto’, além das fontes de água, porque tem uma linda fonte de água. Mas as ‘fontes do Planalto’ às vezes me intrigam, disse Dilma, em provável referência à expressão comumente utilizada para caracterizar informações do governo obtidas off the record (jargão jornalístico para designar informação em que a fonte se mantém anônima).
Contudo, no programa de abril a própria Dilma citou inicialmente a meta de 6.000 unidades e, ao final da sua fala, disse que talvez fosse possível chegar a 8.685 creches.
Até o final de 2014, o nosso compromisso é construir 6.000 creches, contratá-las e pagá-las com recurso do Tesouro Nacional. […] Mas nós queremos muito mais, disse.
Nós estamos selecionando novos projetos para garantir os recursos do governo federal para a construção de mais 3.288 creches. Assim, somando as 5.397 creches com as 3.288, nós vamos chegar a 8.685 creches. O nosso compromisso era 6.000, mas é muito possível que seja um número maior que nós vamos entregar de creches, completou a presidente na ocasião.
A Folha solicitou à Presidência esclarecimentos sobre a declaração da presidente no programa Café com a Presidenta e aguarda resposta.
Quem esquece as pequenas promessas merece confiança nas grandes decisões? O que se ouve diariamente é que bilhões e bilhões estão sendo investidos, mas o governo está indo novamente em busca de dinheiro no exterior pois a revoada de dólares para fora não para. É um mau negócio depois do outro e o pibinho não decola, enquanto bilhões (aí sim) são doados sob segredo de estado para Cuba e ditaduras africanas. Ótimo negócio esse leilão, veremos entrar a mixaria de 9 bilhões de dólares em bônus retornáveis aos investidores, salvou o PT agora, o futuro, a continuar nessa escalada, nem Deus sabe!
outubro 23rd, 2013 at 18:44
Esse Marcelo ou Marmelo deveria ir a um cartório corrigir o seu nome. Particularmente, prefiro goiabada cascão com queijo e não engulo essas marmeladas de petistas inocentes úteis à quadrilha que domina e espolia a classe trabalhadora deste país.
outubro 23rd, 2013 at 18:51
O Anônimo é tão idiota quanto ingênuo. Ninguém afirmou que não há petróleo no pre-sal, o que um geólogo alerta é que não se pode confiar em prognósticos mirabolantes que podem vir a ser um furo n’água, literalmente. Porque será que apenas um consórcio se arriscou? Justamente o liderado pela Petrobrás, que arrisca e investe 40% no que já era 100 % seu, enquanto os outros fazem um negócio da china, se tudo der certo…
outubro 23rd, 2013 at 19:11
Com um doutorado falso no currículo, a presidente alfinetou os futuros candidatos à Presidência mandando-os estudar. Depois do carão em que foi rebatida por Marina Silva (essa sim uma estudiosa, que se alfabetizou depois de adulta e não parou de estudar), não perde oportunidade de ‘emendar o soneto’.
“Eu, presidenta da República, sou uma pessoa que tenho todos os dias de estudar. Não pensa que é mole, não. Todos os dias eu sou obrigada a aprender, todos os dias eu tenho que estar aberta para aprender.”
Na formatura de alunos do Pronatec em Belo Horizonte (MG.
outubro 23rd, 2013 at 19:52
Afinal o PAUfanfarraLÃO conjeturou alguma coisa do próprio miolo com certo nexo. Infelizmente, o que ele constata como uma verdade global é apenas lugar comum em nosso país, mormente no aparelho do Estado e nas empresas estatais onde a corja inepta, corrupta e oportunista se esbalda às custas dos que produzem.
outubro 23rd, 2013 at 19:59
O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) usou nesta quarta-feira (23) a palavra cartel para se referir à ausência de concorrentes no leilão do campo de Libra do pré-sal, comandado pelo governo federal na segunda-feira (21).
Leilão implica concorrência. Não teve concorrência, teve um participante só, disse. Na verdade, o que houve aí foi para atender um cartel que eles mesmos organizaram, afirmou, a jornalistas, após discursar no 7º Congresso de Municípios do Noroeste Paulista realizado pela AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) até sexta-feira (25) em Olímpia (438 km de São Paulo).
Não sou eleitor do Serra, mas foi a melhor definição para o que houve em Libra.
outubro 23rd, 2013 at 20:47
Aprovo o que é útil e resisto ao que não presta, Marcelo!
A Comissão de Constituição, Justiça aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 43, de 2010, que estabelece voto aberto para todas as deliberações e instâncias do Legislativo nos âmbitos federal, estaduais e municipais.
Já aprovada pela Câmara dos Deputados, a PEC precisa ser votada em dois turnos pelo plenário do Senado.
Esses dois turnos já serão em votação aberta? Caso contrário, será que passa?
outubro 23rd, 2013 at 21:03
Manrel não perca tempo com petralhas. As grandes questões de nosso país e que o PT não resolveu, são questões básicas e porque não dizer, primitivas. Básico, ler e entender, que com PT é impossível pois com ele no poder o analfabetismo voltou a crescer, além da saúde pública, saneamento básico e principalmente vergonha na cara, que os ratazanas mensaleiros não tem mesmo. Corja!!!!
outubro 23rd, 2013 at 21:37
O erro do leilão de lIbra é que houve mudança na forma do leilão. O negócio deveria ter sido feito, porém foram feitos com atraso de anos,e quando fazem o fazem de forma equivocada.
Antes o sistema era o da concessão, adotado por FHC, e que permitiu o descobrimento do pré-sal, em 2005.
Nesse sistema, resumidamente, há o lance de entrada (bônus sem definição do valor, levava quem oferecia maior bÔnus), o Estado é um coletor de impostos que fiscaliza as operações e tem acesso a todas informações e ganha em dinheiro. O risco é todo do investidor.
No sistema de partilha, adotado pelo PT, o governo recebe em petróleo e um bÔnus de 15 bilhões de reais. Porém, desses 15 bi, 6 bilhões serão pagos pela Petrobrás! (Ora vejam….. a Petrobra´s já era dona e ainda vai ter de pagar por algo que já era seu!) e isso vai criar ainda mais dificuldades financeiras para a empresa que já convive com preços da gasolina e do diesel congelados.
Ela também deverá investir pesado, uma vez que detém 40% e é a única operadora.
Com o recebimento é em petróleo,não em impostos como no sistema de concessão, o óleo deverá ser vendido, processo extra no negócio.
A dívida da Petrobras, hoje, é a maior do mundo na área do petróleo. E pelo que se sabe, anda mal das pernas, com perdas recentes de patrimônio, negócios obscuros com prejuizo de milhões de dólares, etc…..
A criação de OUTRA estatal do petróleo – a PPSA – também veio na cola desse negócio.
E o recebimento do bônus de 15 milhões vai pra sáude, vai pra educação??? Não! Vai pra fazer o superávit primário!
Isso foi um bom negócio??? Então tá……
“Sem competidores, ganharam um tesouro, por uma uma pechincha” – Jornal der Spiegel
outubro 23rd, 2013 at 21:50
O governo FHC privatizava, o governo petista privadiza.