16 de dezembro

Você acha que o ano passou voando? Leia nos comentários.

*

500

*


Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 3 ) | Visualizações: 1060


3 respostas para “NOSSA, JÁ É NATAL!”

  1. Lucia disse:

    A forma de divisão do tempo em horas, meses e anos é uma convenção humana, decorrente da necessidade de se organizar tarefas, situar acontecimentos, calcular a volta das estações, etc., mas a forma como percebemos a passagem do tempo é muito subjetiva, varia conforme nosso estado de espírito ou nossas necessidades.

    Quando estamos trabalhando e o serviço está chato parece que o dia não passa, não acaba nunca, 5 minutos demoram 3 horas para passar. No entanto, quando estamos fazendo algo que nos é agradável, por exemplo, navegando na internet, quatro horas passam que nem um raio, parece que só estávamos no pc por 5 minutos. Percebemos a passagem do tempo de forma subjetiva.

    Antigamente parecia que o dia não passava, era longo, dava tempo de fazermos tudo com calma e o Natal demorava meses para chegar. Hoje, no entanto, quase todo mundo reclama que o tempo está correndo muito, não dá tempo para fazer tudo o que precisamos no espaço de uma dia, e o ano passa voando, nem bem começou e já é Natal de novo.
    Na verdade não é bem isso. O ano continua tendo 365 dias e o dia segue tendo 24 horas. O que mudou foi a maneira com que percebemos a passagem do tempo.

    Existem algumas explicações para isso, mas há um ponto em comum em todas elas. Um dos motivos seria o desenvolvimento da tecnologia, e a rapidez nas comunicações. Recebemos noticias lá do outro lado do mundo na exata hora em que ocorrem, e trocamos mensagens com amigos e até mesmo com desconhecidos instantaneamente, e já não temos mais paciência para aguardar uma resposta. Queremos cada vez mais velocidade e novidades. Uma notícia de 5 minutos atrás já é velha, queremos outra mais recente.

    Quem se lembra dos computadores de antigamente? Você ligava o pc, deixava lá e ia na padaria comprar pão, aproveitava e batia um papo com um amigo na esquina, voltava para casa, tomava seu lanche e a internet não tinha entrado ainda. Imagine se hoje a gente aguentaria isso. E ver um vídeo com a internet discada. Já pensou? Queremos tudo na hora, rápido, rápido… cada vez mais rápido. E felizmente a tecnologia responde, e a cada dia tudo fica mais rápido.
    Assim também a nossa percepção da passagem do tempo.

    Um outro motivo é que hoje, via de regra, acumulamos muitos afazeres e demoramos muito para nos locomovermos por causa do trânsito, e na maioria das vezes o dia fica mesmo pequeno para caber dentro dele tudo o que “precisamos” fazer. O dia acaba parecendo muito curto, mas a verdade é que nossos afazeres é que são muitos.
    Ficamos mortos de cansaço, a agitação e a ansiedade explodem, a paciência acaba e não conseguimos dormir, porque não dá para relaxar.

    São os problemas da vida moderna.

  2. Nadir E Luckner disse:

    Bem interessante!!!

  3. Bizú disse:

    Como o tempo tava passando muito depressa, comprei um relógio pequeno!

    Brincadeira à parte, tempo e espaço são apenas duas referências para um mundo tridimensional que condiciona a nossa percepção do Universo. Na verdade, além do que é ‘conhecido’ pela mente humana como consciência da realidade material, há o ‘desconhecido’, que habita no subconsciente e ao qual se pode ter acesso pela via de estados emocionais como ira, prazer, dor, e/ou induzido por meio de substâncias psicoativas e de sonhos, entre outros. Para além disso tudo, existe o domínio do ‘incognoscível’ o qual só se revela àqueles que se determinam a superar os dois estágios anteriores e conseguindo desvencilhar-se das cadeias da racionalidade experimentam no seu estado original a consciência total! Se o intelecto limita a criação humana, intentar superá-lo pode permitir ao homem recompor a totalidade de sua própria essência. Há quem chame isso de encontro com Deus!

Deixe um comentário

*