Veja os riscos, nos comentários.
Na foto, à direita, o astronauta Scott Kelly, que ficou um ano na estação espacial, e seu irmão gêmeo que permaneceu na Terra. Crédito: NASA
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 23 ) | Visualizações: 1881
novembro 1st, 2016 at 0:26
A missão que colocou Scott Kelly durante 1 ano na ISS foi criada para que os cientistas pudessem compreender melhor as mudanças biológicas que ocorrem nos astronautas submetidos a longos períodos no espaço, e assim, encontrar formas de contornar esses problemas de saúde em futuras missões de longo período. Para ter uma noção ainda melhor sobre as mudanças biológicas que ocorreriam no astronauta Scott Kelly, seu irmão gêmeo Mark Kelly permaneceu na Terra, e assim, ambos foram acompanhados por médicos e especialistas em diversas áreas da saúde, tornando assim mais fácil distinguir as mudanças comuns das mudanças relacionadas à radiação ou a micro-gravidade.
Scott Kelly ganhou 5 cm de altura, tornando-se mais alto do que seu irmão gêmeo idêntico.
Sem a gravidade, a espinha dorsal de uma pessoa tende a se alongar. Isso não acontece aqui na Terra, afinal, a gravidade faz o oposto, comprimindo a nossa espinha e aglutinando tudo no menor espaço possível.
Esse efeito de alongamento espinhal faz com que os astronautas sofram ao retornarem para a Terra.
Porém, mesmo que Scott Kelly tenha gostado de sua nova altura, a tendência é que, agora na Terra, sua espinha se comprima novamente, fazendo com que ele retorne à sua altura normal, após muitas dores, é claro.
Na Terra, a força da gravidade não atua apenas sobre nossa coluna, mas também sobre todo nosso corpo. Ela está constantemente empurrando, ou puxando, os fluídos corporais para baixo.
No espaço, entretanto, o nosso sangue, urina, e até mesmo os fluidos que envolvem nossas células ficam livres para se distribuir uniformemente, dos pés a cabeça. Por conta desse efeito, cerca de 2 litros de líquidos se deslocam dos pés e vão em direção a cabeça, e o efeito mais notável dessa redistribuição de fluidos é a famosa “cara de Lua”, que faz com que o rosto do astronauta fique inchado. Isso acontece mesmo em curtos períodos no espaço.
Outra coisa que acontece é que, mesmo com visão perfeita, os astronautas retornam míopes após uma viagem espacial. A miopia espacial é causada pelo aumento na quantidade de líquidos que rodeiam o cérebro, pressionando o nervo ótico, e por consequência, deformando os globos oculares dos astronautas. No caso na miopia espacial, ainda não se sabe ao certo quanto tempo o corpo leva para se recompor.
A gravidade da Terra nos puxa para baixo o tempo inteiro, nos mantendo presos ao chão, e o simples ato de ficar em pé, por exemplo, já é suficiente para contrair e forçar a musculatura, exercitando o nosso corpo. Mas no espaço, isso não acontece.
Na ausência de gravidade, os músculos não são usados, e começam a atrofiar. O mesmo acontece com os ossos, que perdem cerca de 12% de densidade por mês. A perda óssea também pode acarretar muitas pedras nos rins. Justamente para diminuir esses efeitos, os astronautas a bordo da estação espacial fazem cerca de duas horas e meia de exercícios por dia, incluindo esteira e outras máquinas especiais.
O sangue e seu fluxo são altamente afetados durante um período no espaço. Por conta da falta de gravidade, o coração não precisa bombear tanto sangue para o corpo e para o cérebro, e rapidamente os astronautas se adaptam a isso. Porém, o grande problema ocorre ao retornarem para a Terra.
Ao sentir a pressão da gravidade terrestre, o coração se esforça para retomar o bombeamento de sangue, e com isso, o cérebro pode ficar sem oxigênio por curtos períodos de tempo. Por isso, quando assistir uma entrevista de um astronauta que acabou de voltar à Terra, e ele parecer um pouco alterado, não pense que ele está bêbado. É só o cérebro que não está conseguindo o oxigênio necessário.
A radiação do espaço tem o poder de danificar o nosso DNA, e para entender isso melhor, um estudo adicional está sendo feito. A investigação será feita ao comparar o DNA de Scott Kelly com seu irmão gêmeo. Como os dois possuem o mesmo código genético, os cientistas poderão identificar se realmente houve mutação genética em Scott Kelly, e se sim, qual foi o grau dessa mutação.
Entender melhor sobre a mutação genética causada pela radiação ajudará nas futuras missões interplanetárias, afinal de contas, se pretendemos colonizar Marte, e talvez até outros planetas, precisamos entender se a radiação espacial pode alterar significativamente o nosso corpo e nosso DNA.
Um estudo da Universidade da Califórnia, divulgado na revista Science Advances, sugere que a longa exposição a raios cósmicos pode causar danos significativos ao sistema nervoso central, resultando em sequelas semelhantes às sofridas por pessoas com demência. Raios cósmicos são formados por partículas de alta energia originadas no espaço e que viajam quase que na velocidade da luz.
Uma viagem a Marte, dura cerca de nove meses. E os danos cerebrais poderiam ocorrer já durante a viagem, causando deficits de memória e a diminuição de atividades cerebrais. A exposição às partículas poderá provocar problemas cognitivos para o resto da vida”, afirma Charles Limoli, coordenador do estudo.
A equipe de Limoli fez testes com ratos, submetendo-os a sessões de irradiação num laboratório da NASA especializado em estudos com raios cósmicos.
A exposição a determinadas partículas resultou em inflamações no cérebro que dificultaram a transmissão de sinais pelos neurônios. Tomografias computadorizadas mostraram que a rede de comunicação cerebral foi prejudicada pelos danos às células nervosas.
Segundo Limoli, defeitos cognitivos nos astronautas demorariam meses para se manifestar, mas o tempo de viagem para Marte seria suficiente para isso. O cientista ressaltou ainda que, embora os astronautas trabalhando na estação espacial por longos períodos também sejam atingidos por raios cósmicos, a intensidade do “bombardeio” é menor e eles ainda contam com um pouco de proteção da magnetosfera terrestre.
Limoli sugere que a cápsula que levará os astronautas à Marte tenha escudos de proteção contra radiação mais reforçados em áreas usadas para descansar e dormir. No entanto, não existe proteção total contra as partículas.
Você ainda quer ir para Marte?
novembro 1st, 2016 at 8:53
Pode até ser, mais pelo o que se ficou sabendo, o Carlos Alberto Torres tinha um irmão gêmeo que faleceu um mês antes.
Moral|: pelo que se sabe, este irmão gêmeo nunca jogou futebol em times do futebol brasileiro.
Logo, nada é absoluto,
Poderia ocorrer as mesmas transformações na Terra conforme a vida de cada um.
novembro 1st, 2016 at 8:53
Dá pra mandar um ou outro político pro espaço?
Seria muito bom….
novembro 1st, 2016 at 8:54
Teria um resultado satisfatório se o que tivesse ficado no espaço viesse com uma cabeleira de dar espanto.
novembro 1st, 2016 at 9:49
Muito legal Lucia.
Parabéns pelo post, um dos mais interessantes que já vi por aqui, e olha que sou leitor assíduo do largado faz uns 8 anos.
E, aproveitando a ocasião, quando você vai postar uma foto tua prá nós sabermos como você é????
novembro 1st, 2016 at 10:25
Lucia querida já que se interessa pelo assunto, sugiro que assista a série Arquivo-X, que foi lançado nos anos 90, mas que por sorte do destino voltaram a produzir mais uma temporada este ano.
Estou assistindo ainda a primeira, mas garanto que mesmo sem efeitos especiais nenhum é muito melhor do que esses filminhos de zumbi.
novembro 1st, 2016 at 10:28
Clique e ouça
novembro 1st, 2016 at 11:17
5 Saulo , acho que você esta a fim da Lúcia , QUEM SABE sai um futuro romance aqui no LARGADO , LÚCIA posta sua foto aqui.
novembro 1st, 2016 at 11:52
Show de bola o post!!! Parabéns Lúcia!
@Maringá, eu assisti quase todos desta série!!!
novembro 1st, 2016 at 12:25
muito bem Lucia. otima reportagem
novembro 1st, 2016 at 12:44
Zé Luiz foi no ano passado, voltou melhorado Lucia.
Achei super interessante o post abordando aspectos que sequer imaginamos ao pensar em viagens espaciais. Elas ainda estão longe de nosso alcance, mas se a Terra sobreviver, fatalmente serão comuns.
novembro 1st, 2016 at 13:53
3 – CARLOS EDUARDO
Mandar políticos para o espaço não é uma boa, eles vão contaminar tudo e é capaz de roubarem até os planetas. O lugar certo para eles é o caldeirão do inferno e a cadeia.
novembro 1st, 2016 at 13:55
4 – CISCO KID
Cabeleira? Olha na foto o tamanho da cabeça do Scott Kelly em comparação com a do irmão dele.
novembro 1st, 2016 at 13:59
Lúcia, essa postagem solidificou e fidelizou para sempre leitores que como eu comparecem a cada amanhecer para “pescoçar” esse pedaço com fatos e sobretudo, fotos sumamente interessantes que voce nos brinda generosamente.Torço pela publicação de sua foto, conhecê-la sera uma questão cultural, se é que me entende…
novembro 1st, 2016 at 13:59
SAULO, ZAG, CONRADO, NELSON
Obrigada. Tento agradá-los.
Em geral esses assuntos sobre o espaço são interessantes, por serem novidades.
novembro 1st, 2016 at 14:17
ZOTO
O José Luiz já esteve em Marte várias vezes. Ele vai sempre, a convite de alguns amigos que ele tem lá.
kkkk
De fato as viagens ainda estão fora de nosso alcance, mas a NASA investe pesado em pesquisas e não perdem tempo. Acredito que eles encontrarão soluções para evitar esses problemas.
Eles estão desenvolvendo vários projetos, entre eles um motor eletromagnético, chamado EmDrive, que não utiliza combustível, mas que libera microondas dentro de uma câmara fechada, gerando impulso. Isso permitiria reduzir uma viagem de cerca de 9 meses para algo em torno de 70 dias, ou até menos.
Também estão desenvolvendo “módulos” que serviriam para moradia em Marte.
Acho que eles encontrarão soluções.
Mas eu não quero ir, prefiro ficar aqui.
novembro 1st, 2016 at 14:21
MARINGÁ
Arquivo X é legal, assisti vários.
novembro 1st, 2016 at 14:43
ZAGalo e LU.
Traçando um paralelo com a antiguidade e a realidade,
disse a notícia que demoraria 9 meses para chegar à Marte.
Fez-me lembrar outra vez que os antigos viajavam para um
continente distante, a cavalo ou mesmo a pé, demoravam meses.
Hoje, fazemos o mesmo trajeto em questão de horas.
No mundo antigo, para uma cultura aceitar um novo conceito ou uma mudança radical de seus costumes, levava milhares de anos.
Na idade média, se levava séculos.
Hoje, leva-se apenas alguns minutos.
É da natureza humana explorar novos territórios rumo ao desconhecido. O ser humano é insaciável, e por isso, estou convencido que as pessoas que estão vivas hoje, contemplarão o início de colônia em um planeta próximo, tal qual ocorreu no “mundo novo”, vulgo as Américas de hoje, a meio milênio atrás.
novembro 1st, 2016 at 15:03
MARINGÁ
Bem pensado.
A NASA planeja levar o homem a Marte na década de 2030. Muitos irão ver mesmo.
Isso nos leva de volta a uma questão que discutimos lá atrás. Quem serão os escolhidos para serem salvos?
Você viu a lista e disse que nela estão os nomes do Zoto e do José Luiz. Mas… e nós, simples mortais?
novembro 1st, 2016 at 16:47
O companheiro que foi audaciosamente aonde nenhum homem jamais esteve voltou bem mais jovem e muito mais cabeçudo.
novembro 1st, 2016 at 17:24
O companheiro que foi onde nenhuma adriana, jamais esteves.
novembro 1st, 2016 at 22:56
LUCIA A MAIS DE 5 ANOS já comentei aqui o motor do FUTURO dos terráqueos é o MOTOR DE PARTÍCULA SUB-ATÔMICA LIBERA BAIXÍSSIMA RADIAÇÃO e é CONTROLADA POR CAMPO ELETRO MAGNÉTICO POR IMÃ SUPER PODEROSO permanente é POR CONTROLE DO SERVO-MECANISMO DE IMÃ ARTIFICIAIS e libera partículas (átomos em fusão e combinação molecular controlada por servo magnéticos) esse motor composto de 2 cilindros um para reações e o outro para servo-mecânico , só através deste tipo de Motor que haverá a possibilidade de viajem pelo UNIVERSO , geranção continua de Energia na Nave Espacial, VOU DETALHAR esse motor aqui ainda no LARGADO, TODO O PROJETOS e MATÉRIAS e FORMULAS DESTE MOTOR E SUA MONTAGEM , MAS antes quero mostra minha Moto correndo na PISTA DA ANHANGUERA A 280 KM POR HORA , UMA SUPER MAQUINA , ficou mais de 4 anos para no tempo tomando chuva e sol SEM ANDAR toda enferrujada , uma sucata que comprei por kilo ,agora tem varias pessoas querendo compra-la pois é uma maquina toda diferente das outra ,vou filmar e mostrar no largado e no facebook
novembro 2nd, 2016 at 22:15
Entao ta Lucia,
tu falou, falou……enrrolou, enrrolou e nao disse quando vai postar a tua Foto……….