Aida, composta por Giuseppe Verdi, em 1871, é um espétaculo grandioso. Leia sobre ela nos comentários, por favor.
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 5 ) | Visualizações: 1031
Aida, composta por Giuseppe Verdi, em 1871, é um espétaculo grandioso. Leia sobre ela nos comentários, por favor.
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 5 ) | Visualizações: 1031
agosto 16th, 2016 at 0:38
AIDA
Composta por Giuseppe Verdi, em 1871.
Radamés é o capitão da guarda egípcia, escolhido pelo faraó para comandar suas tropas numa batalha contra os etíopes, que ameaçavam invadir o Egito. Radamés é apaixonado por Aida, uma princesa etíope que é escrava da filha do faraó. E a filha do faraó é apaixonada por Radamés. As tropas etíopes são comandadas pelo rei que é pai da Aida. Já viu o rolo, não?
Radamés volta vitorioso da batalha, trazendo entre os prisioneiros o pai de Aida, que suplica ao faraó que dê liberdade aos vencidos, sendo apoiado em sua súplica por Radamés, pelo povo e pelos escravos. O faraó liberta todos, menos o rei etíope e sua filha Aida.
E aí, para complicar a situação, como prêmio pela sua vitória, o faraó declara que Radamés se casará com sua filha e será o futuro ocupante do trono egípcio. Aida e Radamés se desesperam.
A luta com os etíopes se reacende e uma nova batalha se aproxima. Nesse meio tempo Aída e o pai resolvem fugir, mas para isso precisam evitar cruzar com as tropas egípcias. Radamés conta a eles onde será a próxima batalha, e eles insistem para que Radamés fuja com eles. Só que nesse momento aparecem a filha do faraó e o sumo sacerdote, que ouviram tudo.
Aida e o pai fogem, mas Radamés se entrega, e então é acusado de trair a pátria, julgado e condenado a ser enterrado vivo. Aida fica sabendo disso, volta, viola a cripta onde Radamés está e se enterra junto com ele, para morrerem juntos. Uma tragédia!
No vídeo abaixo você pode ver um trecho. Radamés volta da batalha e entra vitorioso no Egito, ao som da “Marcha Triunfal”. Uma multidão o aguarda. Entra primeiro o faraó com o seu cortejo e os sacerdotes. Atrás deles, a filha do faraó com suas escravas e Aida. O faraó senta-se em seu trono, enquanto um coro canta em honra aos deuses e do soberano. Em seguida entram os soldados egípcios, seguidos por bailarinos, carros de guerra, estandartes e ídolos. Por último, Radamés entra em cena.
http://www.youtube.com/watch?v=wA4luvqWJLM
agosto 16th, 2016 at 0:42
RIGOLETTO
Outra ópera composta por Giuseppe Verdi, em 1851.
O duque de Mântua é um devasso e libertino, que vive contando vantagens. Rigoletto é o bobo da corte, que tem uma filha chamada Gilda. Um outro nobre vem reclamar com o Duque por este ter desonrado sua filha, e Rigoletto o ridiculariza. O nobre então o amaldiçoa, e Rigoletto fica assustado temendo por sua filha.
Acontece que sem saber que Gilda é filha de Rigoletto, o duque de Mântua já a seduziu. Quando fica sabendo, Rigoletto contrata um assassino profissional para matar o Duque.
Para complicar, a irmã do assassino também é apaixonada pelo duque, e ao saber da trama, implora ao irmão para que não mate o duque. O irmão concorda, mas então diz que ficou de entregar um corpo a Rigoletto, e sendo assim vai matar a primeira pessoa que entrar na taberna onde estão. E a primeira pessoa que entra é Gilda, que termina assassinada. Rigoletto recebe “um corpo” dentro de um saco e vai jogá-lo ao rio, quando ouve o duque cantando ao longe. Ele então abre o saco e vê sua filha morrer. Nossa, que desgraceira.
A ária mais conhecida de Rigoletto é “La donna è mobile”. Mesmo que não goste de ópera você já a ouviu. É cantada pelo duque e narra que as mulheres não são de confiança.
http://www.youtube.com/watch?v=X_Q547OFK4U
agosto 16th, 2016 at 0:54
Eu não entendo o youtube e não vou mais postar vídeo deles.
Há uns 10 minutos atrás eu assisti esse vídeo da Aida. Agora fui ver de novo e tem lá uma mensagem dizendo que o som foi permanentemente desativado por causa de direitos autorais.
Caramba, o vídeo está postando e funcionando desde 2012!
A mesma coisa acontece com os filmes. Vejo o´filme na sexta de tarde e quando vou postar à noite descubro que não está mais disponível.
Aguardem, por favor. Vou ver se encontro outro vídeo legal da Aida.
agosto 16th, 2016 at 2:20
AIDA
Vejam o vídeo aqui, e vejam logo, antes que ele fique indisponível também:
http://www.youtube.com/watch?v=556X9XAUs_Q
agosto 16th, 2016 at 9:22
Quanta imaginação para escrever este tipo de tragédia.