16 de fevereiro

É aquela história. Resumi, resumi… e não cabe aqui. Por favor, leia nos comentários.
CLIQUE PARA AMPLIAR

*

25

*


Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 5 ) | Visualizações: 965


5 respostas para “AI, QUE SONO!”

  1. Lucia disse:

    O ritmo circadiano é um mecanismo biológico, uma espécie de relógio interno, localizado no cérebro, no hipotálamo, e que determina o ritmo biológico de cada indivíduo, comandando as várias funções do organismo, como o ciclo sono/vigília, a fome, a produção de hormônios, o funcionamento dos intestinos, etc. Cada pessoa tem seu próprio ritmo, o que determina porque alguns são “diurnos” (deitam e acordam cedo) e outros são “noturnos” (deitam e acordam tarde). Vem daí as dificuldades encontradas pelas pessoas quando precisam agir em desacordo com o seu ritmo, como ocorre em viagens longas que atravessam fusos horários, em mudanças no turno de trabalho ou no horário de verão. É também causa de conflito entre casais, quando um é diurno e o outro noturno. Não tem solução, é preciso que cada um entenda e respeite o ritmo do outro.

    Isso não é doença e nem um problema, é apenas uma determinação biológica. Viver em desacordo com ela produz cansaço, fadiga, sono fora de hora, alterações do humor, alterações hormonais, queda do rendimento físico e mental.

    Muita gente pensa que tem insônia quando, na verdade, tem apenas um ritmo noturno. Não adianta ir deitar às 8:00 hs porque não vai dormir mesmo, só vai conseguir lá pelas 2:00 hs. ou mais. E se tiver que acordar às 6:00 hs., o que vai ser muito difícil, mesmo com o tapete despertador Ruggie, vai morrer de sono a manhã inteira. Da mesma forma, uma pessoa diurna que precise ficar acordada até tarde é capaz de dormir até em pé. Muitos distúrbios do sono são apenas falta de sincronia entre o estilo de vida da pessoa e seu relógio interno.

    A melhor coisa a fazer é procurar organizar sua vida respeitando seu próprio ritmo biológico, o que vai manter seu corpo mais saudável, vai dar mais disposição e melhorar o desempenho físico e intelectual.

  2. RADIO e TV CLIMA disse:

    EU JÁ SOU NOTURNO , se eu trabalha de guarda noturno eu nunca durmo no emprego .

  3. RADIO e TV CLIMA disse:

    errei… trabalhar …

  4. Zoto disse:

    Jet lag é terrível, principalmente quando o voo atrasa e vc não tem tempo para descansar e se reequilibrar. Some a isso problemas de apnéia e terá um zumbi antes do almoço.
    Será que é uma questão de luminosidade? Pois a coisa continua não importa o fuso horário no qual você se encontre.

    Levanto as 5:00, mas só acordo depois das 11:00.

  5. Lucia disse:

    ZOTO

    Depende da luminosidade mas também de outros fatores. A quantidade de luminosidade recebida pela retina e transmitida ao cérebro estimula a produção de melatonina, que é a substância indutora do sono. Pesquisas recentes parecem indicar que até o clima e as fases da lua interferem nesse processo.
    No caso do jet-lag o problema é o descompasso entre o seu relógio biológico e o meio ambiente. Quando você chega em outro país já é hora do almoço, mas pelo seu ritmo circadiano não é hora de ter fome, é hora de dormir. Demora vários dias para você mais ou menos se adaptar aos novos horários, mas o mal estar permanece.
    A mesma coisa acontece durante o horário de verão, que muita gente odeia. Demora dias para a pessoa se ajustar ao horário do meio ambiente, mas a coisa só melhora mesmo quando o horário acaba.

    É uma pena que a gente não possa viver totalmente de acordo com o ritmo biológico de cada um. É um martírio para uma pessoa noturna entrar no serviço logo cedo, ou para uma diurna ter que trabalhar à noite. Do mesmo jeito é duro ter que almoçar entre ll:00 e 13:00 hs. se você só vai sentir fome depois das 15:00 hs.
    Mas a gente pode fazer algumas adaptações.
    Eu, por exemplo, nunca estudei ou trabalhei na parte da manhã. Procurei uma profissão que me permitisse isso. Agora estou pensando em me juntar ao José Luiz para sermos vigilantes noturnos. Nenhum dos 2 vai dormir no serviço.

    No seu caso, já que você só acorda depois da 11:00 hs., procure evitar tomar decisões ou ter compromissos importantes na parte da manhã. Se precisar viajar solicite da empresa aérea as recomendações para evitar o jet-lag. Eles costumam ter um roteiro.

Deixe um comentário

*