25 de janeiro

Não, não foi.
Por favor, leia o assunto nos comentários.
CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

*

25

*


Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 3 ) | Visualizações: 942


3 respostas para “FOI DESCOBERTO O NONO PLANETA?”

  1. Lucia disse:

    No Cinturão de Kuiper existem vários planetas anões, já conhecidos, e milhares de outros objetos. Há alguns anos os astronômos vêm estudando distúrbios gravitacionais na órbita de seis desses objetos. Repare na foto que todos eles possuem órbitas elípticas, que elas apontam para a mesma direção, são inclinadas em relação ao plano do objeto e se cruzam em seu ponto extremo. Alguns fatos poderiam explicar o porquê dessas órbitas, mas a mais plausível seria a existência de um planeta.

    Dois astronômos, Mike Brown e Konstantin Batygin, através de cálculos complexos e simulações em computador, concluíram que, SE ESSE PLANETA EXISTISSE, para conseguir influir na órbita desses 6 objetos, ele teria que ter 10 vezes mais massa que a Terra, ser 3 vezes maior, ser gasoso e gelado e percorrer a órbita mostrada na foto, levando entre 10.000 a 20.000 anos para completar sua órbita em torno do Sol.

    Como eles próprios disseram, por enquanto é só uma TEORIA. Uma boa teoria, mas apenas uma teoria.
    O “planeta nove”, como foi chamado, ou “Pattie”, para os íntimos, nunca foi visto. Não se sabe se ele existe ou não.
    Nem mesmo a sonda WISE, que investiga os limites do sistema solar em busca de objetos massivos, não encontrou nenhum do tamanho de Júpiter até 26.000 UA.
    UA mede distâncias a partir do Sol. Cada UA mede 149.597.870.700 m. Só para avaliar, Plutão está a 30 UA do Sol.

    Enfim, Netuno foi descoberto a partir de cálculos matemáticos, por provocar distúrbios na órbita de Urano, mas da mesma forma deveria haver um outro planeta mais perto do Sol que Mercúrio, e que nunca foi encontrado.
    Potentes telescópios hoje existentes já foram usados em busca do planeta nove, mas nada foi achado. Talvez, na próxima década, quando entrar em funcionamento um super potente telescópio no Chile, ele seja encontrado. Ou não.
    De qualquer forma, astrônomos franceses disseram que nos próximos dias vão divulgar estudo mostrando que não é possível existir um planeta na órbita indicada pelos americanos.
    Vamos aguardar.

  2. Nabuco Foi No Mato disse:

    Apressado come cru! Jornalista de “noticiário” de horário nobre também. E a culpa é do PT.

  3. Zoto disse:

    O gargalo de Gaia…

Deixe um comentário

*