No último sábado, o presidente da Colombia anunciou que foi encontrado, a 304 m. de profundidade, próximo a Cartagena, o galeão espanhol “San José”, afundado em 1078 e carregando uma fortuna em ouro e jóias estimada entre 3 a 15 bilhões de euros. O galeão havia recolhido essa fortuna nas colonias espanholas, e ela serviria para financiar a guerra entre a Espanha e Inglaterra. Para evitar isso, uma armada inglesa atacou e afundou o navio, matando cerca de 600 pessoas. Uma convenção da UNESCO estabelece que galeões e navios afundados pertencem ao país proprietário dele, e não ao que o encontrou. Mas, claro, uma recente lei colombiana estabelece que os patrimônios subaquáticos encontrados na Colombia pertencem à Colombia. A empresa americana que encontrou o galeão já reinvindicou o tesouro, e o governo espanhol já pediu informações à Colombia sobre sua recente lei. E agora? Na foto a batalha em que o galeão foi afundado.
CLIQUE PARA AMPLIAR
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 3 ) | Visualizações: 820
dezembro 8th, 2015 at 15:52
É de quem levar embora primeiro.
Há uma história de que os americanos pegaram “emprestado” alguns tesouros maias para fins de estudos, e nunca mais devolveram.
dezembro 10th, 2015 at 1:15
Nossa, tem coisa errada ai! Colombo só descobriu a America em 1492, em 1078 não existiam ainda galeões. E na época não existia maquina fotográfica, foi feita uma pintura a respeito da batalha.
dezembro 10th, 2015 at 11:33
Condordo com Marcos, tem coisa errada na informação…..