25 de setembro

A gente procura tanto por segurança e estabilidade, mas a verdade é que a vida é um risco. Se ampliarmos nossa visão para tudo que nos cerca, e para o que representamos nesse imenso conjunto, a vida adquire outra dimensão. Leia nos comentários sobre “buraco negro”.
CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

*

31

*


Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 3 ) | Visualizações: 925


3 respostas para “VIVEMOS CERCADOS PELO PERIGO”

  1. Lucia disse:

    No centro da Via Láctea existe um buraco negro supermassivo chamado Sagittarius A*, ou Srg A*, distante 26.000 anos luz da Terra. Sua massa é mais de 4 milhões de vezes superior à massa do Sol. Ele vem sendo monitorado nos últimos 15 anos, mas tem estado tranquilo. Recentemente, porém, foi detectada uma alteração, e a cada 10 dias ele tem emitido violentas explosões de raio-x, que são produzidos por gás quente que flui em direção ao buraco negro. Será que ele está “acordando”? Se entrar em atividade ele vai consumir a galáxia inteira. E o que o teria despertado? Há pouco tempo passou por ele uma estrela envolta em gás e poeira, que poderiam ter sido capturados por sua força de gravidade, conforme mostram as imagens superiores na foto. Vão continuar a monitorá-lo.

    Na foto maior, a seta aponta a sua localização, aquele brilho branco amarelado. Aquele brilho é o quasar. O buraco negro está no centro do quasar.

    Buraco negro é uma região com enorme quantidade de massa concentrada, o que gera uma força de gravidade tão grande que nenhum objeto consegue escapar dele, nem mesmo a luz. Quanto maior a massa de um corpo, maior é sua força de gravidade. No caso do buraco negro a força é tanta que, para escapar dele um objeto teria que ter uma velocidade maior que a da luz. Como nada, nem mesmo a luz, tem uma velocidade maior, então nada escapa.

  2. edinaldo disse:

    Que pena, vou ter que me mudar de novo

  3. Lucia disse:

    Pois é. Eu também.

Deixe um comentário

*