Outro dia o Serginho me perguntou se eu não queria usar o espaço de uma foto para mostrar variedades, tipo informação, curiosidades, novidades, etc., para que o pessoal tivesse alguma coisa a mais para ler e se distrair. Aceitei e me senti muito feliz. Isso foi outro dia mesmo… e esta já é a 300ª postagem. Quero mais uma vez agradecer ao Serginho e a todos vocês que têm frequentado este espaço. Muito obrigada.
O artigo sobre a rocha está nos comentários.
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 6 ) | Visualizações: 1080
setembro 14th, 2015 at 0:26
Esta é a rocha mais antiga já encontrada na face da Terra. É um zircão, encontrada numa montanha da Austrália, dentro de uma outra rocha, pelos geoquímicos Bruce Watson e Mark Harrison. Ela tem 4,4 bilhões de anos. A Terra tem 4,5 bilhões de anos. As análises revelaram que a rocha se formou numa temperatura de cerca de 700ºC, e que cristalizou em contato com a água. Isto indica que há 4,4 bilhões de anos atrás, apesar da Terra estar incandescente, havia água. O planeta então não era árido, incandescente e coberto de lava, como pensamos. Provavelmente entre as explosões vulcânicas aconteceram períodos mais calmos, durante os quais o planeta pode formar um oceano.
Essa descoberta suscita algumas questões. Se havia água, já havia condições para o desenvolvimento de vida. Haveria vida na Terra há 4,4 bilhões de anos atrás? Que tipo de vida, micróbios? O que houve com eles? A vida se extinguiu durante este período de turbulência do planeta, e mais tarde, quando o clima se estabilizou, a vida voltou a existir? Teria a vida uma capacidade infinita de sempre renascer, haja o que houver?
Vamos esperar que novas descobertas e outros estudos científicos, principalmente da biologia, possam responder a estas intrigantes questões.
setembro 14th, 2015 at 3:54
Excelente artigo Lucia… PARABENS!
setembro 14th, 2015 at 7:21
Eu particularmente, gosto muito desse espaço.
Parabéns pelo trabalho!
setembro 14th, 2015 at 8:23
legal!!!!!
setembro 14th, 2015 at 8:43
sempre muito bacana estas publicações no blog!!
setembro 14th, 2015 at 11:47
Já me é difícil imaginar 2015 anos atrás! O que dirá pensar em 4,4 bi!!!