Se repondeu sim, você está perdido. Esse é o lago Kivu, na África. Ele contém 250 km³ de dióxido de carbono e 65 km³ de metano. O lago pode explodir a qualquer momento. É proibida a construção de moradias próximas a ele.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 7 ) | Visualizações: 1009
junho 18th, 2015 at 6:29
Ruanda depende de petróleo importado para quase toda a produção de energia elétrica e está desenvolvendo um projeto para utilizar o metano do lago para produção de energia.
junho 18th, 2015 at 9:11
A piscina do Corinthians tem muito mais gás metano do que esse lago. Peido lá dentro faz mais de vinte anos.
junho 18th, 2015 at 10:49
É uma área muito vulcânica proxima do parque nacional dos vulcoes em Ruanda e grande pare do CO2 entra no lago pelas rochas vulcânicas do fundo. As bactérias do lago então convertem parte do CO2 em metano.
Os gases dissolvidos são mantidos no fundo pela alta pressão. Quanto mais fundo, mais gás pode ser dissolvido. Entretanto, a saturação de gases está tão alta que se o Kivu for balançado a água do fundo pode vir a tona e atirar os gases para fora da superfície. Pense nisso como uma garrafa de bebida gasosa. O dióxido de carbono foi dissolvido na bebida. Contanto que esteja sob pressão, não borbulha. Mas quando você tira a tampa da garrafa, a pressão diminui e o gás pode sair.
Como parte de um esforço para evitar o perigo de uma erupção, o governo de Ruanda tem um plano para sugar a água do fundo e extrair o gás dissolvido.
junho 18th, 2015 at 13:05
Carlos Eduardo Buchweitz disse:
junho 18th, 2015 at 10:46
A região é vulcânica e está próxima do Parque nacional dos vulcoes de ruanda. É uma área muito vulcânica e grande pare do CO2 entra no lago pelas rochas vulcânicas do fundo. As bactérias do lago então convertem parte do CO2 em metano.
Bem no fundo do lago, a cerca de 300 metros, a água do Kivu é repleta de gás dissolvido.
Os gases dissolvidos são mantidos no fundo pela alta pressão. Quanto mais fundo, mais gás pode ser dissolvido.
Entretanto, a saturação de gases está tão alta que se o Kivu for balançado a água do fundo pode vir a tona e atirar os gases para fora da superfície.
Pense nisso como uma garrafa de bebida gasosa. O dióxido de carbono foi dissolvido na bebida. Contanto que esteja sob pressão, não borbulha. Mas quando você tira a tampa da garrafa, a pressão diminui e o gás pode sair.
Como parte de um esforço para evitar o perigo de uma erupção, o governo de Ruanda tem um plano para sugar a água do fundo e extrair o gás dissolvido, utilizando o metano na producao
junho 18th, 2015 at 13:18
CARLOS EDUARDO
Você colocou um link muito comprido e ele “quebrou” a página. Aí eu queria ler o que você escreveu mas não dava, então apaguei parte do comentário, e foi junto a última linha. Mas agora posso ler.
Link muito comprido precisa ser reduzido.
Desculpe, tá?
junho 18th, 2015 at 18:42
Muito interessante, tanto a postagem da Lucia quanto o comentário sempre pertinente do Carlos Eduardo Buchweitz. Tenho saudades de quando o Serginho publicava o 2 x 1 com suas sempre ótimas matérias.
Abraços
Transformando um ‘lago explosivo’ em fonte de energia
hype.
Cience
junho 22nd, 2015 at 9:30
OK Lúcia