Na cidade de Trondheim, na Noruega, foi instalada esta escada rolante para ciclistas, para ajudar a subir a ladeira. Sentado na bicicleta, basta encostar o pé no mecanismo que ele entra em funcionamento e empurra o ciclista até lá em cima.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 11 ) | Visualizações: 1130
novembro 17th, 2014 at 12:58
Ando tão cansado ultimamente que estou precisando de uma dessas pra me levar do quarto pra sala de jantar e vice-versa.
novembro 17th, 2014 at 13:30
Já no Brasil……
novembro 17th, 2014 at 14:04
Em Salvador, Ouro Preto, Senhor do Bonfim e Campo Formoso, o ciclista sua para chegar com a bicicleta lá em cima, mas compensação, dispara como um louco ladeira abaixo sem pedalar.
novembro 17th, 2014 at 19:17
Muito interessante. Em Braga existe, no Santuário do Santuário do Bom Jesus do Monte um elevador movido a água, primeiro funicular da Península Ibérica.
novembro 17th, 2014 at 19:21
Pois é, é por isso que não entendo porque estão fazendo ciclofaixas em São Paulo. As ruas não comportam o trânsito, os congestionamentos são infernais, e ainda diminuem a rua para fazer as faixas. E para quem? São Paulo não é uma cidade plana, é cheia de subidas. Para chegar na Av. Paulista, por exemplo, você precisa subir a Brigadeiro, ou a Consolação, ou qualquer outra. Não é 1 quarteirão de subida, são kms. A gente não consegue subir nem a pé, imagine pedalando numa bicicleta.
Eu acho que quem está usando essas faixas são aquela 6 meia de gente da geração saúde, que saem para dar uma voltinha, ver a paisagem, se exercitar em volta de casa.
E para isso ferram ainda mais o trânsito. Será que isso aí é aquela tal de “consciência ecológica”?
novembro 17th, 2014 at 19:28
ZOTO
Que foto bonita! Mas eu não entendi. Funicular para mim é um sistema que faz alguma coisa subir… bem, ou descer. O que é que se movimenta na foto?
Explique, que eu gosto dessas coisas.
novembro 17th, 2014 at 19:40
Essa foto é da escadaria do Santuário Lucia o Elevador fica ao lado, para quem opta em não subir por ela, mostrada na foto anterior
novembro 17th, 2014 at 19:46
Ou vendo as escadarias mais de perto
novembro 17th, 2014 at 19:51
Que bacana. Esse eu não conhecia.
Eu gostava quando tinha o funicular na Serra do Mar, mas sempre pensei que um dia ia arrebentar tudo. Ainda bem que nunca aconteceu.
Hoje em dia é mais moderno, é cremalheira.
Você também gosta dessas coisas de engenharia, não é Zoto?
novembro 17th, 2014 at 20:47
É uma pena o sistema funicular da serra do mar estar abandonado.
A Engenharia dá ferramentas para viabilizar projetos. O que realmente me fascina é a genialidade de mentes imaginativas Lucia, muitas vezes vindas de pessoas simples, mas geniais.
No alto do santuário há uma nascente que gera um pequeno curso d’água que desce até o vale. Fizeram uma canalização desviando a água para as fontes que se vê na escadaria e para um reservatório no alto do elevador. Quando o elevador chega ao topo, se desloca uma tubulação até a base de um funil fazendo com que um tanque localizado na parte inferior do bondinho se encha de água. Ao mesmo tempo o ‘bondinho’ que se encontra na parte inferior tem seu tanque esvaziado, fazendo com que a água siga seu curso normal. Liberam-se os freios de ambos o peso da água faz com que o sistema se movimente.
novembro 17th, 2014 at 21:23
É verdade Zoto, eu também acho impressionante a genialidade dos engenheiros.
Eu gosto de pontes. Na Noruega tem uma ponte levadiça que eu acho muito legal. Ela é montada de um só lado de um canal, e quando levanta ela não se abre ao meio como a gente normalmente vê. O mecanismo levanta de uma vez toda a extensão da ponte ao mesmo tempo (não é grande) que a gira para uma das laterais.
Ela não é famosa, mas é bonita e toda pintadinha de cores belas.
http://www.youtube.com/watch?v=7NAGhwWIyUA