Colaboração do Manrel.
Este foi o 1º mapa-mundi a representar a Terra como um globo, que antes era mostrada na forma plana. Também foi o 1º a registrar o continente americano. Foi elaborado em 1507, por iniciativa e patrocínio de René II, Duque de Lorena.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
*
*
Largado por Lucia Goes | largados comentaram ( 10 ) | Visualizações: 1020
outubro 7th, 2014 at 9:09
Muito interessante Lucia, mas tenho que discordar, esse não foi o primeiro mapa mundi a registrar o continente americano.
O primeiro mapa mundi foi elaborado por um indivíduo chamado Piri Reis, a história defende que ele elaborou o mapa mundi com a união de diversos mapas locais de civilizações diferentes.
Mas, segundo teóricos, Piri Reis mantinha contatos extra-terrenos que o levaram para dar uma “olhadinha” na terra de cima para baixo, daí surgindo o desenho do mapa completo do globo.
outubro 7th, 2014 at 11:20
Em 1507, o cartógrafo alemão Martin Waldseemüller dividiu a Terra em dois hemisférios, ocidental e oriental, e batizou de America, a atual América do Sul, em homenagem a Américo Vespúcio, da qual se tem este mapa ora mostrado.
O primeiro mapa a mostrar o que seria a América foi um mapa do mundo de Ptolomeu, publicado em 1482, segundo consta.
http://www.mapas-historicos.com/mundo-ptolomeu.htm
(Cosmographia, Claudius Ptolemaeus – Donnus Nicolaus Germanus).
outubro 7th, 2014 at 15:06
Bom, o mapa mostrado é realmente o de Waldseemüller, como disse o Carlos.
Ele consta na bilioteca do Congresso Americano como sendo o primeiro a mostrar e nomear o continente americano, que antes era chamado de Novo Mundo, e em linhas curvas.
Os mapas anteriores eram planos, e o mapa de Piri Reis, além de plano, mostra apenas uma parte da América do Sul.
Se a biblioteca do Congresso Americano está equivocada e divulgando informações erradas eu lamento.
outubro 7th, 2014 at 16:04
Nada, to gostando deste novo quadro do largados, sobre curiosidades. Eu já havia lido sobre Waldseemüller e mapa do mundo de Ptolomeu. Dai quis apenas compartilhar o conhecimento…
outubro 7th, 2014 at 18:40
Em 1507, foi elaborado pelo grupo do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller o primeiro mapa com a palavra América, sendo também a primeira representação da Terra como globo, apenas 15 anos após a descoberta do Novo Mundo. Foi Américo Vespúcio quem transmitiu as informações necessárias, afirmando que a terra nova a oeste era um continente que, em sua homenagem, chamou-se América. Considerado a certidão de nascimento da América, uma das cópias foi arrematada por 1 milhão de dólares em leilão realizado pela Christie’s de Londres e existem mais três exemplares do mapa de Waldseemüller. Uma delas está na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e as outras duass em bibliotecas públicas da Alemanha, em Munique e em Offenburg. Há ainda um mapa muito maior, de 1515, comprado pela Biblioteca do Congresso de Washington por 10 milhões de dólares em 2003.
outubro 7th, 2014 at 18:50
Tudo bem, Carlos. Eu agradeço por você compartilhar. Se você leu sobre o assunto poderia até contado mais. Informação nunca é demais.
Eu acho interessante como pessoas de épocas antigas conseguiram fazer mapas com tanta precisão, considerando que não dispunham dos instrumentos que temos hoje. É verdade que algumas informações foram atualizadas, mas sem instrumentos adequados até que os antigos fizeram verdadeiros milagres.
Venha sempre e comente.
outubro 7th, 2014 at 21:42
LÚCIA eles tinha ajuda dos ET´S , NAQUELA ÉPOCA AS NAVES DOS ET´S já tinha GPS, OU VOCE ACHA COMO ELES IAM SE ORIENTAR no UNIVERSO ate chegar no PLANETA TERRA,,, com BUSOLA , hora tenha santa paciência, ai eles entregavam o mapa da terra ,para os novatos cientista da ÉPOCA.
outubro 7th, 2014 at 22:28
Zé isso não é nenhum absurdo. Muita gente (cientistas) pensam isso também.
outubro 7th, 2014 at 23:18
8 muito bem MARINGÁ , é que a LÚCIA é muito inocente, qualquer dia deste levo a LÚCIA para conhecer as fronteiras do MUNDO PARALELO , ai ela vai acreditar que não estamos sozinho neste MUNDO (UNIVERSOS PARALELO e QUÂNTICO).
outubro 7th, 2014 at 23:35
Ó meu Deus!!! Vou ter que conhecer os ETs?